Como vender no TikTok?

O tempo muda e hoje em dia, os anúncios da TV já são conhecidos por vender ou pouco ou não vender at all. Afinal, sejamos honestos: qual foi a última vez que você assistiu a TV aberta? Seja como for, os anúncios não morreram, apenas mudaram de local e atualmente, as redes sociais são o novo hub de vendas do momento. Com isso, surge a dúvida? Como vender nas redes sociais, mais especificamente, como vender no TikTok?

Queremos começar este conteúdo com um caviat: o TikTok – e a maioria das redes sociais, na verdade – pode sim fazer sua empresa vender muito mais, porém, para isso, você precisa utilizar as estratégias certas.

Por exemplo, postar um vídeo por mês não é a melhor estratégia, mas publicar 5 vídeos por dia também não parece ser o caminho ideal para vender seus produtos ou serviços. Outro ponto que não funciona é ser chato no seu processo de vendas. Isso não só não vai vender como também vai ativamente afastar sua audiência e ainda reduzir o engajamento do seu público com a sua marca. Vixe.

Então, como e por que vender no TikTok?

Desde 2020, o TikTok vem crescendo assustadoramente: só em 2023, o aplicativo foi baixado um total assustador de 773 milhões de vezes, o que representa um aumento de 4% com relação ao ano anterior, de acordo com uma pesquisa realizada pela Sensor Tower.

Ainda de acordo com a pesquisa, quando comparado com outras plataformas, os usuários do TikTok passaram em média 95 minutos usando o aplicativo por dia, em comparação com o Instagram, que alcançou 62 minutos e o X (antigo twitter) com 30 minutos diários de uso.

Se isso não é motivo suficiente para você colocar sua empresa no TikTok, então nada será! Inclusive, hoje é indiscutível que a plataforma influencia o comportamento das pessoas não só em compras, mas com relação a várias áreas de sua vida.

Inclusive, os consumidores estão passando a usar o app como uma forma de pesquisa, procurando informações, reviews e opiniões sobre os produtos antes de comprar.

Seja estratégico

Neste contexto, queremos dar algumas dicas que vão além do padrão de “tenha um objetivo em mente” e outros conteúdos genéricos com cheiro de chat GPT que inundam a web por aí.

Primeiramente, para entender como vender mais no TikTok, você precisa entender como o App funciona. Para isso, você vai precisar usá-lo. Simples assim, não tem como saber o que está em alta e o que funciona sem ver o que as pessoas estão fazendo.

Uma outra forma de monetizar no TikTok, é por meio do uso de audiências que você não construiu. Como assim? Como dissemos anteriormente, as pessoas procuram cada vez mais informações sobre suas compras no TikTok e isso faz com o que a rede seja uma excelente ferramenta de descoberta. Para isso, você pode enviar produtos para influenciadores e micro-influenciadores, para usarem e recomendem seus produtos para a audiência.

Você também pode maximizar esse fenômeno com os anúncios pagos na rede, que funcionam semelhantemente ao Instagram da Meta.

Outro ponto importante a ser considerado é a forma como você quer que o público perceba sua marca. Uma empresa que abusa da comédia para fazer o marketing de seus produtos? Haverá um porta-voz para se comunicar com o público? Que tipo de publicidade será usada? Que tipo de conteúdo será usado? Meu conteúdo tem algum a informação útil, é divertido ou entretém, ou apenas é um anúncio com intenção de vender?

Tudo isso é importante na hora do público perceber sua marca.

Outra vantagem de usar o TikTok para produzir conteúdo é que você se familiariza com tipos diferentes de vídeo. POV, ASMR, GRWM são apenas alguns dos formatos populares na plataforma. Formatos consagrados e reconhecidos pela audiência. Por isso pode ser uma boa ideia utilizá-los, desde que se encaixem com sua narrativa.

Os principais formatos disponíveis são:

Já adiantamos que os principais formatos de conteúdo utilizados hoje no TikTok são:

– Trends;
– Challenges (Desafios);
– Contar uma história;
– Review de produto;
– Educativos;
– Sketches;
– Duets;
– ASMR (Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano);
– Costura (Stitch);
– Pov (Point of View);
– GRWM (Get Ready With Me);
– Vlog;
– Bastidores da produção

Analise seus resultados

Para finalizar, um dos fortes mais interessantes do mundo digital é a possibilidade de coletar, armazenar e analisar dados de maneira rápida e em bulk. Com isso em mente, para ter sucesso no TikTok – ou em qualquer rede social – é preciso entender o desempenho das campanhas e conteúdos para identificar pontos de melhoria.

Acompanhe de perto métricas como engajamento, visualizações e taxa de conversão para entender o que está funcionando bem e onde há espaço para ajustes. A ideia é otimizar suas estratégias de conteúdo e publicidade, aumentar o retorno sobre o investimento e alcançar melhores resultados em suas campanhas de marketing.

E se precisar de ajuda com isso, você pode falar com a Vela. Temos um time de profissionais antenados e capacitados a lidar com as redes sociais, garantindo maior integração de vendas entre seu e-commerce desenvolvido pela Vela e suas redes sociais.

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