Como vender mais neste dia das mães

Depois do natal, o dia das mães é tido como a data mais importante do varejo internacional. Seja para vendas online ou presenciais, as pessoas estão com vontade de presentear. Mas é importante ficar atendo às necessidades e comportamentos dos clientes para não perder vendas. Por isso, no post de hoje, reunimos aqui algumas dicas que com certeza passam pela nossa cabeça na hora de tirar vantagem desta data tão importante para o comércio.

No ano passado, o dia das mães movimentou cerca de R$6,7 bilhões em faturamento e neste ano as previsões são de um aumento entre 5% e 10%. É muito dinheiro! E para aproveitar as oportunidades, os varejistas precisam estar atentos a alguns pontos.

Inteligência artificial é a maior aposta

Principalmente considerando inteligências de dados, que conseguem analisar grandes volumes de informação – dados coletados de usuários do site – para fazer recomendações que sejam cada vez mais certeiras para o público. Dessa forma, ao mostrar um produto que tem tudo a ver com a compra atual do usuário, as chances de aumentar o ticket da venda simplesmente pela adição de mais produtos ao carrinho é enorme.

Grandes nomes do mercado, como a Amazon e a Shein já usam essa técnica. E todos os clientes que fazem seus sites de e-commerce aqui na Vela também. Afinal, usamos tecnologias avançadas que combinam processamento de dados e imput manual do vendedor para maximar sucesso dessa estratégia.

Ofertas exclusivas vendem mais

Pode parecer um pouco difícil pensar em maneiras de deixar produtos de grandes varejistas mais exclusivos, mas isso é porque você está olhando para o local errado. Quando consideramos a globalização e seus efeitos, é muito mais fácil ter diferenciação de mercado investindo em uma experiência única de compras do que nos produtos, que por serem vendidos em mais de um local, vão competir principalmente por preço. Infelizmente, quando isso ocorre, quem perde são os lojistas, forçados a reduzir cada vez mais sua margem de lucro.

Existem diversas formas de integrar uma experiência de compra exclusiva. Você pode fornecer cupons de descontos que fazem o usuário sentir-se incluído junto a marca, ou investir um design baseado em UX para o seu e-commerce para criar uma experiência ainda mais exclusiva com relação ao usuário.

Tudo isso ajuda a criar não apenas sensação de exclusividade, mas também mantém o usuário mais interessado em sua marca e também aumenta as chances dele recomendar para amigos e pessoas próximas.

Use sua experitse

Você provavelmente já ouviu o ditado “o olho do dono que engorda o gado”. E brincadeiras a parte, essa afirmação funciona muito bem aqui. Afinal, quem entende melhor sobre o e-commerce do que seu próprio dono. Por isso, não tenha medo de testar. Faça listagens personalizadas com produtos que você acredita que podem vender mais; ofereça informações que você acredita que seus compradores querem ter; facilite o processo de compra de uma forma que faça sentido; ouça feedbacks e aplique em seu negócio.

É importante perceber que uma loja, seja ela virtua ou física, é dinâmica. E como tal, ela precisa que frequentemente sejam realizados ajustes. Uma experiência nossa, vivida diariamente com clientes aqui da Vela, é de estratégias que funcionam muito bem em um mês e muito mal no outro. Isso acontece porque as tendências mudam, os gostosos e interesses do público também.

Por isso é tão importante se manter o mais atento possível e não ter medo de testar. Sumarizando: melhore o que está funcionando bem, mas teste novas alternativas de vez em quando. Você nunca sabe onde estão os ovos de ouro da sua galinha.

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