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Loja Mais Rápida: Determinante para Aumentar Seus Resultados

Proporcionar experiências excepcionais aos consumidores é um dos principais desafios para qualquer empresa hoje e esse é um dos objetivos a serem alcançados por quem almeja um negócio de sucesso. Afinal, este é um dos aspectos que influenciam (e muito) a decisão de compra do cliente. Pensando nisso, ter uma loja rápida é essencial.

Embora isso não seja exatamente uma novidade, cada vez mais essa é uma questão prioritária, até em razão da infinidade de opções que o público tem à sua disposição.

Nesse contexto, refletindo sobre as possibilidades de diferenciação para as lojas virtuais, é impossível ignorar a importância da performance dos sistemas de vendas. Além da usabilidade, é preciso entender também como melhorar a experiência de compra para torná-la um diferencial competitivo para o negócio.

Por Que Performance de Loja Virtuais Torna-se Cada Dia Mais Importante?

A relevância conquistada nos últimos anos pelo mobile exige que as lojas virtuais redobrem a atenção com o tempo de carregamento das páginas. Vale lembrar que o Brasil ainda não oferece condições ideais em relação à qualidade da conexão, o que torna essa tarefa mais desafiadora.

Basta pensar em sua experiência como consumidor: quantas compras você já deixou de fazer por não conseguir ter uma navegação satisfatória, no tempo que dispunha para fazer aquela compra?

Não é à toa que, quando se analisam os dados sobre carrinho abandonado, o tempo de carregamento da página sempre aparece como um fator decisivo.

Outro aspecto que precisa ser considerado é como conquistar a confiança do cliente. A insegurança faz parte do digital, até em razão do alto número de fraudes, portanto, é preciso garantir que o cliente se sinta mais seguro. Do ponto de vista do e-commerce, a preocupação com esses fatores faz com que algumas questões passem a ser prioritárias na escolha do sistema de vendas. Analisemos algumas.

Ter Uma Plataforma First Mobile Deixou de Ser Opcional

O fato de a plataforma priorizar o aparelho celular faz muita diferença, principalmente em relação ao tempo de resposta para cada ação do usuário. Sobre esse aspecto, é importante registrar que o comportamento do consumidor brasileiro difere do de outros países.

Segundo um estudo, no Brasil, 68% das pessoas dão preferência ao celular – 7% ao desktop e 25% combinam os dispositivos (é o chamado multi-plataform).

Outro ponto fundamental é a necessidade de os provedores de soluções trabalharem com a oferta de sistemas de vendas flexíveis.

Num cenário competitivo como o que vivemos no e-commerce, negócios bem estruturados são aqueles que conseguem ser adaptados, facilmente, às particularidades do negócio.

Uma Loja Rápida Não Pode Mais Abrir Mão da Personalização do Site

Em outras palavras, uma loja virtual dificilmente agregará valor à sua atividade se não puder personalizar a experiência do cliente.

Isso, claro, envolve a questão do layout, mas vai além, pois hoje temos um usuário muito exigente.

Internamente, olhando para a gestão do negócio, cada operação deve aprimorar seus processos de venda.

Muitas vezes, ao avaliar apenas o custo da plataforma, os gestores desconsideram a necessidade de contar com um sistema não apenas robusto, mas também flexível. Por exemplo, a possibilidade de escolher, de forma simplificada, quais ferramentas são mais adequadas para a loja.

Uma dica importante, nesse caso, é optar por soluções que encapsulam toda a complexidade da programação dentro de cada ferramenta.

Isso é importante para garantir que o e-commerce possa fazer a escolha por meio de componentes, definindo não apenas o tipo de ferramenta, mas também a posição em que ela vai aparecer na página.

Os avanços da tecnologia nessa área, felizmente, aceleraram. Contudo, nem sempre os gestores entendem a importância desses fatores para o sucesso do negócio e, com isso, acabam adotando um front-end que não atende às exigências do cliente.

Velocidade de Carregamento Não É Mais Apenas Desejável

Entendemos que, nesse processo de evolução do e-commerce, ter uma loja rápida e flexível não é mais apenas “desejável”. Valorizar a experiência do cliente determinará o sucesso ou o fracasso do negócio.

Além do que acontece no momento da compra, um sistema de vendas de alta performance impacta diretamente outras frentes do negócio, como a posição da loja nos mecanismos de busca.

E, como sabemos, essa é uma vantagem competitiva muito relevante para as marcas que atuam no digital.

Precisamos Monitorar a Performance para ter uma Loja Rápida

Para comprovar o impacto da performance na prática, uma das formas é avaliar a taxa de Connect Rate. Essencialmente, essa taxa se refere às sessões efetivamente iniciadas a partir dos cliques em um anúncio.

Portanto, essa métrica é fundamental para identificar possíveis perdas entre os cliques gerados no anúncio e os usuários que realmente começam a explorar o e-commerce.

Afinal, a lógica é simples: um Connect Rate baixo pode indicar que as páginas estão demorando para carregar o conteúdo relevante. Consequentemente, com um tempo de carregamento excessivo, as ações do usuário são impactadas de forma negativa. Além disso, o que percebemos nas análises dos relatórios é que a demora geralmente leva o usuário a abandonar a página antes de consumir o conteúdo.

O resultado disso? Desperdício de cliques, o que, em última instância, gera perda de vendas potenciais.

Por outro lado, a loja rápida registra um aumento no número de usuários que acessam a página e iniciam uma sessão, aumentando suas taxas de conversão.

A Atenção do consumidor fica cada vez menor

Num momento em que a atenção do consumidor é cada vez mais disputada, garantir experiências acima da média com um sistema de vendas tornou-se fundamental.

E, considerando que tempo hoje é um recurso escasso no dia a dia das pessoas, sistemas mais rápidos podem fazer muita diferença para o resultado das lojas.

Priorizar esse assunto exige atenção em várias frentes do negócio, mas o ideal é começar analisando os recursos disponíveis na plataforma de e-commerce.

Os avanços tecnológicos aceleraram nessa área, permitindo soluções muito melhores. No entanto, muitas lojas não conferem a devida atenção ao assunto, ignorando os benefícios que podem obter ao usar um sistema mais eficiente.

O e-commerce continuará crescendo nos próximos anos, mas os players devem priorizar a profissionalização de suas operações cada vez mais, pois o consumidor se tornou muito mais exigente em todas as frentes.

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